Como funciona o processo de Geração Fotovoltaica?
1 – MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
Os módulos fotovoltaicos (placas ou painéis) reagem à luz solar, produzindo energia elétrica. Os módulos, instalados sobre o telhado ou até mesmo no solo, são conectados uns aos outros e ligados a um inversor de energia.
2 – INVERSOR DE ENERGIA
O inversor converte a energia a energia CC produzida pelos módulos fotovoltaicos em energia CA, igual à energia da distribuidora. Então, essa energia poderá ser usada em todo imóvel para ligar TVs, lâmpadas, geladeiras, computadores, carregadores, chuveiros, ferros elétricos, máquinas e equipamentos em geral.
3 – CONSUMO DE ENERGIA
Após passar pelo inversor, a energia vai para o quadro de distribuição do imóvel, alimentando qualquer aparelho que estiver conectado à rede elétrica e reduzindo a quantidade de energia que você consome da distribuidora.
4 – MEDIDOR BIDIRECIONAL
A distribuidora de energia trocará o medidor do seu padrão de entrada de energia por um medidor bidirecional, que medirá não somente a energia consumida, mas também a energia gerada pelo sistema fotovoltaico. O leiturista registrará os dois valores e a quantidade de energia gerada será abatida na energia consumida.
5 – CRÉDITOS DE ENERGIA
A energia gerada, que não for gasta automaticamente pelos aparelhos existentes no imóvel, volta para a rede elétrica da distribuidora, sendo registrada pelo medidor e gerando créditos para serem utilizados á noite ou nos próximos meses quando o consumo for maior que a produção.
6 – TAXA MÍNIMA NA CONTA DE ENERGIA
Seus créditos serão contabilizados pelo seu novo medidor de energia. Assim, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você receberá também a informação de quanto de energia injetou na rede. Se injetar na rede mais energia do que consumiu, passará a ter créditos na distribuidora e pagará apenas taxa mínima.